top of page

Aula 13 Teórica:  Danças - 22 e 24/06/2015

 

 

Na aula teórica de dança, começamos com uma conversa descontraída conhecendo um pouco das experiências mais formais que os nossos colegas de sala tiveram com a dança. Em seguida, iniciamos a discussão do texto pedido, que conta a história da dança e ressalta os tipos de segmentos em que é dividida.

 

 

A dança acontece desde tempos remotos, carregada de simbolismos e representações culturais; usada como forma de cultuar – uma vez que se acredita que movimentos corporais de alguma forma ritmados, iniciaram-se por questões religiosas -, comunicação e expressão. Neste momento da aula, começamos a dividir os principais períodos da dança: clássica, moderna e contemporânea. Assistimos aos mais variados vídeos de dança, desde os tipos menos comuns, como a dança circular (período clássico), que é caracterizada por movimentos simples e repetitivos:

A dança encenada - o balé, que é coreografado e/ou encenado com base em um enredo (período moderno), que exige rigidez e complexidade de movimentos, e muita disciplina.

Até danças que misturam movimentos, instrumentos e culturas dos mais diferentes ritmos musicais (período contemporâneo), que marcam a expressividade de seus dançarinos de uma forma mais singular, menos técnica; é um período que liberta a criar formas híbridas de movimentos e conexões entre os segmentos musicais.

No Brasil, toda essa produção de danças e ritmos europeus, não diminuía a expressão de outros ritmos dos povos daqui nascentes, como os índios, ou dos povos africanos que trouxeram uma rica influência, fazendo com que aqui houvesse além da miscigenação de etnias, também a miscigenação de culturas.

 

                Aprendemos a diferenciar as categorias de dança:

 

- Danças étnicas: são danças carregadas da cultura de um povo, como tango, rumba e muñeira.

 

- Danças recreativas: são danças usadas para o entretenimento e diversão, como axé e funk.

 

- Danças artísticas: são danças que exigem técnica e disciplina, como balé e jazz.

 

- Danças hedonistas: são danças em que as pessoas dançam sozinhas, o tempo de duração desses eventos pode durar dias, temos como exemplo as raves.

 

- Danças de sedução: são danças com alto valor estético, os lugares para práticas são restritos, temos como exemplo o pole dance e a dança do ventre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page