top of page

Aulas 1, 2 e 3 - Teóricas

 

Aula 1: Apresentação do curso, discussão inicial e mapeamento

 

            Esta aula foi constituída, basicamente, de três momentos:

 

MOMENTO 1:

 

            Discussão do cronograma do curso

 

MOMENTO 2:

 

            Discussão mais teórica, baseada, principalmente, no texto lido para a aula:

 

O ensino das práticas corporais na escola In.: Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014. p. 15-22

 

            Aprendemos que existem diferentes formas de se ver a prática corporal nas escolas. Geralmente há um predomínio da visão psicobiologica, que pensa na relação entre movimentação e desenvolvimento cognitivo, bem como no preparo físico.  Contudo, como todas as áreas, ao longo do tempo, o campo pedagógico da Educação Física começou a sofrer influencia das ciências humanas e então começou-se a pensar no corpo não apenas no sentido biológico, mas também cultural. Passa-se a utilizar a sociologia, a antropologia, a historia, a filosofia e a semiótica para pensar na proposta pedagógica.

As praticas corporais têm uma dimensão material – são um acontecimento historicamente situado, em um grupo determinado e, assim, possuem significados distintos em diferentes grupos, porque variam de acordo com a cultura. Tais praticas nos distinguem enquanto grupo social, pois são artefatos culturais. A criança se apropria das praticas corporais que o meio em que vive lhe possibilita.

Ao mesmo tempo em que a pratica corporal é interpretada por nós, ela também é veiculo de disseminação de significados. São, assim, três as dimensões das praticas corporais: matéria, significados e artefatos culturais.

As praticas corporais são textos da linguagem corporal. A educação física uma matéria da área das linguagens, da linguagem corporal. Quando vemos um jogo, estamos lendo um texto sobre linguagem corporal. A educação física ajuda a criança fazer esta leitura e produzir novos textos.

 

MOMENTO 3:

 

            Passada a conceituação mais teórica, a turma foi dividida em grupos a fim de fazer um mapeamento. Cada grupo escolheu um tema de preferência e se reuniu para identificar práticas corporais dentro do tópico escolhido (o bairro, os filmes, a infância atual, etc).

 

 

bottom of page